18.1.16

fim-de-semana

Sábado acordou bastante solarengo. Preguiçámos um pouco. Tomámos o pequeno-almoço com calma. Banhos. Casa arrumada. Saímos para a rua. Queríamos aproveitar o sol ao máximo, sem horários. Almoçámos umas saladas no Kayser e rumámos à Arrábida. Já andávamos com vontade de passear - sair um pouco de Lisboa, apanhar ar fresco - há algum tempo e a Arrábida nunca cansa :) A descida para o Portinho é das paisagens mais bonitas que conheço - em qualquer estação do ano. onde-acaba-o-verde-começa-o-azul. Haverá semelhante? No sábado, apesar do sol, estava frio, bastante frio. Estava quase agradável para passear mas na verdade eu não estava muito bem agasalhada (nunca estou). Andámos um pouco e sentámo-nos para um café. [Estou a escrever com uma enorme vontade de regressar ao fim-de-semana e de estar rodeada dos meus. Há dias em que custa mais estar sozinha..]. Mas voltando à Arrábida. Parámos para tomar café. Infelizmente não há oferta de qualidade: os cafés/restaurantes que existem são os mesmos há anos e não se têm reinventado - e acredito que a procura aumente ano após ano. Estão muito velhotes e os donos não são simpáticos. É uma pena pois a vista é incrível. E há bom peixe. Não se compreende.

[Entretanto recordei uns dias que passei no Portinho com os meus pais e a minha irmã. Eu não tinha mais do que quatro ou cinco anos, logo terá sido há cerca de 25 anos. Tenho uma memória muito vaga, provavelmente construída pelo que me contaram, mas tenho ideia de não ver muito movimento - não era tão procurado como nos dias de hoje e as mini-férias provavelmente terão sido em Maio/Junho. Tínhamos um barco a recreio nessa altura e foram dias bastante leves: saíamos da casinha que tínhamos arrendado - logo uma das primeiras quando se chega ao Portinho, do lado esquerdo - e um senhor velhote levava-nos num barco pequenino até ao nosso barco. Dávamos umas voltas e acabávamos a passar o dia numa das praias escondidas na serra onde só é mesmo possível aceder de barco. O dia devia acabar com peixe grelhado. Gostamos muito de peixe.]

Ainda demos um salto a Azeitão com o Cego em mente (a melhor pastelaria, por muito que apareçam opções mais modernas). Fechado para férias, toda uma decepção, fiquei a sonhar com as delícias de Azeitão (que prefiro face às famosas tortas). Fomos até Setúbal e acabámos por jantar com os pais do Manel. [Foi boa ideia termos começado o dia com saladas pois a partir da tarde perdemos um pouco o controlo :)] Acabámos a noite na sessão da meia-noite no Monumental, já em Lisboa, a ver A Rapariga Dinamarquesa (eu gostei, o Manel talvez menos). Foi um dia sem planos. Pegar no carro e ir. Costumo ser control-freak, gosto de saber onde vou, mas confesso que todo o dia me soube muito bem - e voltava já :) Domingo foi tão bom como sábado. Almoçámos em família em casa do meu Pai, em Cascais, e não demos pelo tempo passar no meio de tanta conversa. Chegámos a Lisboa às onze da noite e ainda li um pouco na cama. Adormecer ao domingo é sempre mais difícil.. Hoje acordei um pouco down. Nunca tenho monday blues - até costumo gostar de segundas-feiras - mas hoje estou cheia de vontade de voltar ao fim-de-semana e de me aninhar no abraço de alguém.

2 comentários:

  1. Curioso, tenho um pouco a experiencia contraria. A tua por sinal faz mais sentido. Às sextas estou contente com a expectativa do fim de semana, acho que é o dia em que estou de melhor humor da semana. Sábado, normal. Domingo, sinto-me angustiada, com a sensação de que desperdicei o fim de semana (mesmo de manha) e tenho quase sempre uma fase de tenho que aproveitar a vida, tenho de mudar qualquer coisa urgentemente. Depois segunda, só custa levantar. Mas isso é um problema que tenho todos os dias da semana.

    ResponderEliminar
  2. Mas eu costumo sentir-me como tu: sexta-feira é o melhor dia (e era ainda mais quando não era freelancer, hoje não distingo tanto os dias da semana). Sábado excelente. Domingo angústia (mas não tanto de manhã, mais à noite). Segunda-feira "let's go", apenas com alguma dificuldade em sair da cama mas sempre bem-disposta. Tirando hoje :( mas amanhã já estou outra! Obrigada pelo primeiríssimo comentário :)

    ResponderEliminar